DesignExperiência do Usuário

Como o Hotjar me ajudou a voltar para o layout antigo

19 de Março de 2018

main

DesignExperiência do Usuário

Como o Hotjar me ajudou a voltar para o layout antigo

19 de Março de 2018

Olá pessoas, tudo bem? Espero bem que sim!

No singelo post de hoje, quero relatar a minha experiência com a ferramenta Hotjar. Para quem não conhece, com ela obtenho mapas de calor, onde consigo observar a interação da audiência com a interface (rolagens, cliques etc) e gravações de tela, onde posso analisar como as pessoas navegam no site. E foi graças a essas gravações que decidi voltar com o antigo layout do blog.

exemplo de mapa de calor gerado pela ferramenta hotjar
Exemplo de mapa de calor. Fonte: hotjar.com

Há pouco tempo, mudei a interface deste blog. Pensei em algo clean mas um pouco diferente. Eis que optei pela interface abaixo:

interface antiga do blog, com menu vertical, posts recentes e tela de abertura

Para mim, me pareceu simples a localização do menu, os posts recentes e a área do texto do post. Aí é que mora o perigo! Eu achei simples mas, e a audiência? Será que teria a mesma opinião? Resolvi acionar o Hotjar para tirar minha dúvida.

Não adianta ser “diferentão”, tem que funcionar

Com quase um mês testando no Hotjar eis a conclusão: A grande maioria não conseguiu ler os posts! Para a maioria, ficou confuso e poucos conseguiram entender que, para visualizar o post, teria que rolar a página. As pessoas já possuem o costume de rolar a página, graças a experiência mobile, mas por algum motivo que desconheço, na interface antiga não rolou. Há um pequeno ícone indicando que a ação de scroll deveria ser feita, mas não foi compreendida ou não estava bem sinalizada (fico com a segunda opção). Veja o vídeo para entender como era a experiência:

Pareceu simples para você? Pode ser que sim, mas depois de analisar quase 100 gravações, fiquei assustada com a quantidade de pessoas confusas e, consequentemente, frustradas por não conseguirem acessar o texto. Observe a imagem abaixo:

Dificuldade de navegação de um usuario analisada pela ferramenta hotjar

Essa pessoa clicou em várias partes da imagem para tentar abrir o post, sendo que ele já estava aberto. O pequeno ícone do mouse indicando o scroll, realmente, está muito discreto. Talvez se eu o destacasse mais resolveria o problema, mas decidi voltar para o certo, onde a audiência não precisa “pensar” muito, pois a interface é facilmente entendida. Isso me fez lembrar a famosa frase:

A interface de usuário é como uma piada. Se você tem que explicar, ela não é tão boa.

– Martin Leblanc

Outra questão que analisei seria que, em algumas resoluções, o layout não teria boa experiência. Veja este teste gravado pela ferramenta (CLIQUE NA IMAGEM). A pessoa tentou por 26 minutos ler o texto e não conseguiu (se por acaso a pessoa do teste ler esse post, me desculpa!).

tela da ferramenta hotjar
Clique na imagem para ver o vídeo (apenas na versão desktop)

Todos esses problemas de usabilidade ocorreram somente na versão desktop. Na versão mobile, em todos os testes, todos conseguiram navegar sem problemas.

Testar sempre, e o Hotjar te ajuda e muito!

Agora pergunto: Imagine este problema em um site de vendas? O imenso prejuízo seria causado por uma falha de usabilidade que pode ser resolvida com um simples teste. Muitos podem reclamar que esse tipo de ferramenta tem um custo muito alto, mas pense que vale mais investir do que ter um cliente insatisfeito. No meu caso, quis uma interface um pouco diferente das demais. De que adiantou ser diferente se não funcionou? Prefiro que todos naveguem com facilidade do que ter uma interface “diferentona”.

Ao criar uma interface, não invente a roda. Teste!

Cya!

Hellen Teixeira

Escorpiana, flamenguista, amo música e desconfio de quem faz coraçõezinhos com as mãos. Sou designer web com formação em Análise de Sistemas. Conheça um pouco do meu trabalho em: hellenteixeira.com.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Fale comigo